sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Bacalhau à Conde da Guarda

Sabe quando você espera muitooo uma coisa? Eu estava esperando a sexta-feira hehehe !
A receitinha de hoje você pode fazer em festas , reuniões e até no fim de semana !
Eu achei no blog da ALÊ essa receita que me fez gostar muito de bacalhau , pois antes eu até comia mas não era muito fã não . A receita rende muitoooo , é leve , saborosa e vai fazer maior sucesso aí na sua casa , como fez na minha !
Vamos a receita da Alê que é simples... simples




Bacalhau à Conde da Guarda


Ingredientes:
500g de bacalhau demolhado (usei 1 kilo)
2 cebolas médias
4 dentes de alho
100g de manteiga (usei 200 g)
600g de batatas ( usei 1 k e 200g)
200 ml de creme de leite( 2 caixinhas)
Sal e pimenta
60g de queijo ralado ( usei queijo parmesão e muçarela ralados)


Como fazer:
Cozinhe o bacalhau.
Numa frigideira refogue as cebolas e os dentes de alho picado, juntamente com a manteiga. Adicione o bacalhau em lascas e deixe refogar um pouco, mexendo e desfazendo os pedaços.
Cozinhe as batatas e amasse-as, fazendo um purê. Misture o purê com o bacalhau moído. Adicione o creme de leite e tempere com sal e pimenta. Passe tudo para um refratário, polvilhe com o queijo ralado e leve a gratinar no forno pré aquecido a 220ºc.

E, pronto!

Receita adaptada do site Sabor Intenso

Não sabe como preparar o bacalhau ?
Eu comprei 1 kilo , e meu marido cortou em postas grandes. Deixei de molho em vasilha com  água na geladeira por 24 horas , sempre lavando e trocando a água. Coloquei em panela com água e levei para ferventar.Escorri e lavei pra tirar bem o sal.Limpei tirando todo espinho e pele .
A receita original pede 2 cebolas , eu dobrei a quantidade de todos ingredientes , da cebola não. Só  coloquei sal depois de misturar tudo , pois lembre-se: o bacalhau ainda pode estar salgado , a manteiga leva sal , o queijo parmesão e muçarela também. Não deixei os pedaços de bacalhau tão miúdos,  pois queria sentir a textura e ficou perfeito !
Gente o cheiro disso enquanto está assando...maravilhoso !
Por isso vão me perdoar que só tenho a foto dele antes de gratinar , pois depois de pronto , atacamos !!!!
Se vc desanimou só porque o Bacalhau é muito trabalhoso , existe no mercado o bacalhau já desfiado e pronto para o preparo , o pacote com 300 g é de uma marca que começa com Pif ... ( rsrs), e eu vi aqui na minha cidade por R$ 8,38 .Se você encontrar , pode tentar ... eu confesso que fiquei com medo de fazer com ele e o sabor não ser o mesmo !
O pirex alimentou 5 amigos famintos no almoço e janta !

Foto da Alê




Um fim de semana abençoado !
Muito obrigado a todos que tem deixado seu rostinho ali  seguido meu blog, comentado aqui ou comentado no facebook. Me perdoem se não tenho respondido , mas é que ando correndo muito e muito cansada .Mas tomo conta de quem passa por aqui e visito cada cantinho viu? bjs

6 comentários:

  1. hummmmm miga me deu uma fominha... parece ser muito gostoso... deu agua na boca...hehehe

    otima sexta e um maravilhoso findi...bjs

    ResponderExcluir
  2. Te confesso que apesar de termos estudado tanto tempo juntas,não imaginava que pudessemos ter tantas afinidades.Eu convivi com pessoas sonhadoras que sempre falavam em viver no Rio de Janeiro,morar em apartamentos em Copacabana,andar em carros caríssimos,viver na balada e viajando,estudar engenharia, medicina e etc.Acho que sempre me senti um peixe fora da água,por que meus sonhos sempre foram os mais simples e acredito que meus amigos nunca acreditaram que eu poderia ser feliz sonhando tão baixo.Em 2011 quando comecei a ler seu blog , eu fiquei radiante com seus relatos e até senti vontade de te contar a minha história,posso?

    eu também me casei com o meu primeiro namorado aos 23 anos, me mudei para Eugenópolis ,onde eu e meu marido compramos nossa casa,nossos móveis e nosso carro.Nós trabalhamos juntos na área administrativa e contábil.Aos vinte e seis anos eu me tornei mãe de um lindo menino que veio para iluminar ainda mais a minha vida ele se chama Guilherme.Eu vivo em um bairro onde os vizinhos tem o hábito de desejar bom dia ao te encontrar na rua,eu e meu marido frequentamos a igreja católica e meu filho aos dois anos e meio já frequenta a catequese.Esse é um pequeno resumo de uma vida que parece simples,mas eu te confesso que é muito feliz. Um abraço
    marcelina

    ResponderExcluir
  3. ai amiga que lindo ! Obrigado por suas palavras de carinho , fiquei muito feliz mesmo .A felicidade pra mim está nessas pqnas anromes coisas sim ... amo cuidar da minha casa , pensar no jantar , no almoço , no lanche ... receber amigos , trabalhar duro pra conquistar aquilo que queremos , ser feliz com cada conquista com cada ganho , orar sobre cada problema .Acredito que sua vida seja muito feliz sim amiga , muito feliz igual a minha , pois não tem preço olhar pra trás e ver as cosias que conquistamos de modo honesto e simples , chegar em casa e esperar o marido , e ter amigos como vc ! To até emocionada aqui ! bj

    ResponderExcluir
  4. Nossa me deu agua na boca juroooo...
    vou me arriscar!!!

    ResponderExcluir
  5. Amiga

    vc ta muitoooo prendada

    que delicia!!!

    bjssss

    ResponderExcluir
  6. hum que delicia hein amiga!
    Deu agua na boca!

    um otimo fim de semana pra ti!

    bjinhussss

    ResponderExcluir

OBRIGADO POR COMENTAR ! SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PRA MIM !