quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Me chama que eu levo !

Sabe receita de família?Se na sua família , a receita é de um doce  , de um bolo ou de um prato sofisticado ...
Desculpa ! Na minha família a receita é farofa tá !
Minha vó fazia essa farofa em toda festa ou reunião de família , ou ocasião especial.Se tinha um churrasco no prédio ou em algum lugar ... íamos nós e a farofa .
Meu avô aprendeu com ela , eu aprendi com ela , minha tia aprendeu com ela...
Aí ensinei pra minha sogra !!!
No meu bairro novo (novo mesmo) a farofa já está conhecida e é presença confirmada , quando se faz uma fumacinha !
Então fiz para o almoço essa semana , vamos lá?

500 gramas de linguiça para churrasco ( eu prefiro de pernil)
farinha de mandioca a gosto ( costumo usar em torno de 2 copos pequenos de farinha e prefiro a torrada)
3 colheres de sopa de margarina ( uso Qualy e pode ser light)
4 ovos
1 cenoura pequena ralada
1 maça pequena sem casca e cortada em cubos bem pequenos
1 cebola pequena cortada em cubos pequenos ou ralada se quiser
Se quiser: azeitona , cheiro verde ,bacon , passas.

Retire a fibra que envolve a linguiça , apertando e retirando apenas a carne Aqueça  uma panela e coloque 2 colheres de margarina para derreter e jogue a linguiça .Com a própria colher que fizer a farofa , divida a linguiça em pedaços menores , enquanto frita.
Coloque meio copo de água e deixe cozinhar um pouco.
Quando ela começar a dourar coloque a cebola picadinha ( marido não come ).Cebola ficou transparente jogue a cenoura ralada e mexa bem , assim que murchar , jogue os ovos batidos levemente .Fique sempre de olho , pois pode agarrar e queimar.Nessa hora se quiser dar um toque adocicado ( eu adoro) pode misturar a maça e passas .Ovo já está cozido  ? Jogue o cheiro verde , azeitona ... e a colher de margarina que sobrou.Diminua o fogo e vá colocando a farinha aos poucos , sempre olhando se não tem muita farinha , pois farofa seca é triste !Como assim ? farofa não é seca ???
Sim , por isso o segredo da minha farofa ... ela não fica seca , e fica temperadinha.
Depois de misturar a farinha , desligue o fogo e prove o sal , pois eu não costumo colocar já que a linguiça e a margarina já tem sal o suficiente.
Se gostar , pode fritar bacon junto com a linguiça , eu prefiro não colocar , pois já leva a margarina né???
Se quiser também , pode usar a farofa temperada que já vem pronta , no lugar da farinha , porém é cheia de conservantes .
A farofa que fiz aí  da foto , não coloquei muita coisa pois fiz rápido e  apenas para nosso almoço.Mesmo simples fica uma delicia !






Ahhh seguindo no assunto" farinhistico" ... quando eu era criança minha mãe (alagoana) fazia todos os dias , o Cuzcuz Nordestino para o café da manhã.Eu acordava e corria pra cozinha pra comer ele bem quentinho com manteiga derretendo ...
Ohhh época boa , onde minha única preocupação era queimar a boca !
Outro dia fui visitar meu Vô e ele ( tbm alagoando + é pai do meu pai) ganhou 3 pacotes dessa farinha de milho pra fazer o Cuzcuz ...

Gente .... ele me deu 1 pacote e me acabei de comer ! Não fotografei pois ficou feio , ja´que não tenho a panela própria pra fazer , mas mandei a dieta para o espaço nesse dia e lembrei muito da minha mãe  #saudade.

QUAL SEU PRATO TRADICIONAL DE FAMILIA???

bjs


Bjs

3 comentários:

  1. Amiga

    o marido aqui, ama farofa, eu nunca fiz....mas depois dessa sua receitinha....

    minha mae tb faz uma divina....ele ama.

    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Hum, vou tentar assim...eu faço com bananas para acompanha feijoada, tbém fica bommmm.

    beijos

    ResponderExcluir

OBRIGADO POR COMENTAR ! SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PRA MIM !