sexta-feira, 8 de agosto de 2014

E o bebê ... é pra quando ?

Todo aniversário é a mesma coisa , assim como toda ida à cidade dos parentes , todo bebê de amigo que nasce , todo encontro com amigas que já tem filhos : " E você ? Não vai arrumar um bebê não ? "
Completo 10 anos de casada esse ano , e se eu recebesse 1,00 por cada vez que ouvi essa pergunta , eu estaria rica , e poderia ter um bebê !
Não me incomodo mais quando as pessoas perguntam , mas lá no comecinho eu sentia uma tristezinha ...
É como se eu não estivesse agradando as pessoas por não ter um filho , como se eu não fosse completa , como se fosse anormal esperar.
Depois de um tempo eu passei a responder : ainda demora !!!
Mesmo porque , eu não tinha previsão mesmo rs !
Acho que casar e ter filho , virou uma obrigação das mulheres . É como uma produção em série que vão descartando as peças com defeito : vc sim , vc não tem filhos não serve , vc sim , vc não ...
Aí vem a cobrança pela idade ...
Já vi gente falando que quanto mais a gente espera , mais perde a vontade , ou que fica com pouca disposição pra brincar com a criança . Não concordo !
Acho que tudo tem um tempo pra ser e mesmo que a pessoa não queira , ou não possa ter filhos , não quer dizer que é incompleta por isso.
Cada um sabe o tempo em que deve fazer as coisas né ?
Por outro lado , hoje eu me pego pensando , que as vezes deixamos de fazer coisa que amamos , por medo ...
Por exemplo : Nesses 10 anos eu sempre pensava :
* e se eu não emagrecer o suficiente pra engravidar ?
* eu não tenho mãe , quem vai me ajudar ?
* não moro perto de parentes , e agora ?
* e com quem vou deixar ? E como pagar escola ou pessoa ?
* e como vou trabalhar ?
* e como ?  e como ? e como ?

Mas essas perguntas todas que me assombram e assombram todas as mulheres que se encaminham para os 30 anos ... troquei por outras :
Só magro pode ter filho ? Só ricos ? Só donas de casa de maridos ricos ? Só pessoas com mães ? Só pessoas com parentes própria cidade ?
Existe regra ?
Será que se esperarmos também 10 anos , 20 anos , 50 anos ... teremos todas as questões resolvidas um dia ?
Qual a hora de ser mãe ?
Porque temos tantos medos ?
Acho que à medida que vamos esperando os anos passarem, não perdemos a energia , nem vontade , mas nos acomodados diante de nossos medos. E não falo apenas de filhos , mas de todos os sonhos que nos cercam.
Sempre teremos medo de arriscar !
Mas eu sempre falo com marido , quando acertamos e quando erramos algo na nossa vida : Só íamos saber tentando !
Até os erros nos ensinam coisas , e viram uma lição ! Então vamos abandonar nossos medos e sair da zona de conforto .
Mas que façamos isso por nós ! Não por quem acha que devemos ter filhos aos 20 anos , nem por quem acha que não devemos tentar as coisas novas.
Seja no emprego , na vida  ...
O sonho merece todo preço a ser pago !

Qual o seu ?
Será que compensa evitar tentar , pra evitar sofrer , mesmo correndo o risco de ser muito feliz no fim ?
O medo nos protege do ruim , porém nos afasta do bom !

Bjs :*






5 comentários:

  1. Que texto lindo Nati,adoro a forma como você escreve.
    Acredito que não devemos julgar as pessoas por não agirem como nós,cada um
    tem seu tempo.
    Bom fim de semana.
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Natali, eu namorei 7 anos, nos últimos quatro anos praticamente moravamos juntos, tenho quase 10 anos de casada, ou seja quase 13 anos! esperei 7 anos para ter a Julia, tb passei muito por este processo de cobrança, mas eu já tinhas as minhas metas pré-estabelecidas, engravidar até os 30 era uma delas, não por conta da idade, mas do meu tempo para com as coisas, e o que eu considerava importante ter, ser ou estar, para vir um bebê, veio em boa hora, programada, mas coisas inesperadas acontecem, vivi dificuldades financeiras que eu nunca tinha vivido antes no meu casamento, para completar a Rafaela ficou grávida como vc sabe, bem na hora em que as coisas estavam começando se ajeitar, ou seja uma benção (aliás duas) mas tb mais despesas enfim, como vc mesmo disse é bom saber o nosso tempo, mas lembrar que imprevistos acontecem e para tudo dar-se um jeito, menos pra morte, só não cho legal ter um filho para satisfazer uma vontade dos outros e não de vocês, acho que muita gente passa por isso né! o medo que vc tem pra mim não é covardia, chama-se senso de responsabilidade, uma pessoa preocupada, precavida, mas vc vai tirar de letra e vai arrumar alguém apra te ajudar a cuidare do bebê quando necessário e sei que com os principios que tem será uma ótima mãe.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Que texto maravilhoso amiga!!! Retrata bem a realidade de quem chegou ou está chegando nos 30. Engraçado que as pessoas só sabem cobrar né: Quando vai noivar? Quando vai casar? Quando vai ter filhos? Como tivessemos obrigação de agradar a essas exigências.

    Como você mesma disse, só quem esta na pele para saber a hora certa, mesmo com todos os medos, dúvidas, anseios... Quando for a hora certa, acho que uma luz acende e mostra o caminho a seguir. Não existe regras, ou idade, ou o que é certo ou errado, apenas acontece e dá-se um jeito para tudo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Gostei muuuito do teu texto... namorei e casei com meu marido e as pessoas cobravam mt isso de mim... e eu me cobrava mais ainda... chorava, me questionava... até o dia em que resolvemos que não iríamos mais pensar nisso por um tempo... e assim foi... e em poucos meses eu engravidei... eu sempre quis ser mãe...sempre... meus sonhos quando criança/adolescente era ter filhos nova... mas tive meu primeiro filho com quase 32 anos. Aos 34 tive o segundo e hoje com 38 tenho uma vontade enormeeeeeeee de ter mais um... mas a vida é realmente muito corrida e temos tão pouco tempo com nossos pequenos que fica complicado ter mais um... o sonho sempre vai existir, mas precisamos ter os pés no chão em primeiro lugar...
    Acho que realmente se ficarmos pensando em tudo, acabamos desistindo de muitas coisas... mas por outro lado não dá pra agir por impulso.
    Quando tu estiveres pronta, e quiser... teu bebê virá... não te cobres tanto... viva a vida... aproveite cada momento... agrade a você e a seu marido e depois pense nos outros.
    Beijossss da Pati

    ResponderExcluir

OBRIGADO POR COMENTAR ! SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PRA MIM !