sexta-feira, 1 de agosto de 2014

A história de Ester

Outro dia postei sobre Rute e muitos gostaram e pediram pra eu postar mais textos assim .
Sempre gostei muito de ler e imaginar personagens , paisagens , etc ...
Uma leitora disse que gosta de ler do jeito que escrevi pois fica mais explicado que na bíblia , onde nem todo mundo entende muito bem.
Então resolvi contar a história de Ester que eu também gosto muito !
O livro de Ester está no antigo testamento da Bíblia .
Ester era órfã  e judia . Foi criada por seu primo.Já nasceu em cativeiro , num tempo onde o povo de Deus enfrentava grande crise .
O rei Assuero , era poderoso e muito rico e resolveu em certa ocasião dar uma festa , para mostrar todo seu poder e majestade. Conta a história , que essa festa durou 180 dias , regada de muita bebida e vinhos ... logos homens bêbados ( e imagino eu , muita bagunça ).
O rei aproveitou a ocasião para mostrar para todos os convidados , que ele possuía  as mulheres mais belas do reino , porém a rainha Vasti , não concordou e não aceitou ser exibida.
Foi então que o rei Assuero , destituiu a Rainha Vasti do cargo de rainha já que ela havia o desobedecido .
Imagina um rei envergonhado na frente de muitos reis e príncipes ? Vasti deveria servir de exemplo para que outras mulheres não fossem desobedientes com seus maridos ...
O rei então resolveu promover um concurso para encontrar a virgem mais bela para ser sua esposa.
Ester foi aconselhada a participar do concurso que durou meses . Durante todo o tempo , ela e as outras moças , foram cuidadas ( tratamentos de beleza ) , alimentadas , para que fossem bonitas ao encontro do rei.
Muitas moças se apresentavam ao rei , e pediam algo ...
Mas Ester não pediu nada a ele .
Ela foi levada à casa real , alcançou a graça do rei e ele a fez rainha no lugar de Vasti.( Imaginando a cara da Vasti ).
O rei Assuero amou Ester mais que todas as suas outras mulheres !
O tio dela , descobriu que dois homens iriam atentar quanto à vida do rei e contou à sobrinha , e essa contou ao rei e os homens foram castigados.
Ester demonstrou cumplicidade com seu marido.
Um homem perverso(da confiança do rei ) chamado Hamã , passou a perseguir os judeus e tramou um plano para acabar com a vida do tio de Ester e de todo o povo judeu,e passou a incitar o povo para que participasse da perseguição .
Mas o tio de Ester soube de todo plano e fez com que a então rainha soubesse e pediu que sua sobrinha intercedesse perante ao rei pelo povo judeu.
Ester já era órfã , escondia do rei com quem teve que se casar a sua parentela , e ainda teria que se colocar em risco pois quando ele descobrisse que ela era judia , poderia considerar uma traição.
Então ela disse ao tio que ajuntasse todos os judeus e que orassem e jejuassem por ela , pois ela teria com o rei para pedir ajuda e que se ao fim ela morresse , ela ao menos teria tentado .
Ela , suas servas , seu tio e o povo , não comeram nem beberam por três dias a fima de jejuar e orar por ela.
No terceiro dia , Ester se vestiu com trajes reais , linda , e foi ao encontro do rei sem avisar ( sim , mesmo sendo rainha , ela tinha que marcar antes ).
Ele quando a viu , estendeu para ela o cetro de ouro , ela segurou e foi até ele , e então o rei perguntou qual era sua petição.
Ester disse que gostaria de preparar um banquete para Hamã e que revelaria sua petição ( sábia , pois eu teria logo dedurado ele ).
O rei aceitou , e Hamã foi comunicado do banquete , porém nesse mesmo dia mandou preparar a forca para o tio de Ester ( ele ainda não sabia que a rainha era sobrinha do judeu que ele mais odiava ).
Mas nessa noite o rei perdeu o sonho e lendo o livro real , descobriu que Mardoqueu ( tio de Ester ) é que havia o livrado da morte , avisando da emboscada .
O rei chamou Hamã e ordenou que ele pegasse roupa real , e o melhor cavalo e vestisse Mardoqueu e o honrasse pois ele merecia o favor do rei.
No dia seguinte , o dia do banquete , o rei mais uma vez perguntou a Ester qual era a sua petição , e que ele faria oque ela quisesse e que o desejo dela , seria lei em seu império.
Então Ester disse : " Se , ó rei , achai graça achai graça aos teus olhos e se bem parecer a ti , dê-se-me a minha vida como a minha petição e o meu povo como o meu desejo. Porque fomos vendidos , para nos destruírem e matarem e nos aniquilar de vez , se fossemos vendidos por servos e servas , eu me calaria !!!
E o rei perguntou : Quem foi esse cujo coração fez assim ?
E Ester disse : Hamã , quis assim !
Hamã ficou sem graça e perturbou-se diante do rei e da rainha , e pois-se de pé para rogar por sua vida diante de Ester .
Mas o rei levantou de seu trono e com raiva disse à Hamã : Faria o mesmo com a minha rainha ?
E os servos do rei enforcaram Hamã na mesma forca que ele havia feito para o tio de Ester.
Ester e seu tio declararam ao rei quem ela era , e o rei tirou o anel que havia dado à Hamã e deu à Mardoqueu.
E ele revogou a lei contra os judeus !
Diz a bíblia , que para os judeus ouve festa , alegria e honra !
Aiiiiii eu me emociono !

Que exemplo de mulher né ? Não abandonou seu povo , nem seu povo a abandonou ! Jejuaram e oraram por ela . Ester podia ter se acomodado com as riquezas , mas ela foi fiel à sua parentela.
Como seu tio mesmo disse : Você não foi colocada nesse lugar atoa !
Deus tinha um propósito na vida de Ester !

Espero que tenham gostado !

ótimo fim de semana






Um comentário:

  1. Eu tô adorando!!! Pode escrever mais! Nesse estilo mesmo!

    Só tenho uma coisa a dizer....não se fazem mais festas como antigamente....180 dias de festa? Pra isso ninguém convida! rsrs

    bjus

    ResponderExcluir

OBRIGADO POR COMENTAR ! SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PRA MIM !