sexta-feira, 3 de junho de 2011

Combatendo o alzheimer




Ontem recebi um alerta através de email , sobre como combater o alzheimer.É claro que pensamos ser muito cedo para pensar nisso , porém num tempo de tanta correria , as vezes nos deparamos com o esquecimento.Sé é ruim esquecer coisa do dia-a-dia , imagina esquecer o nome do filho , o próprio nome.
Creio que ler seja uma hábito saudável , nos permite sonhar , conhecer diferentes lugares e pessoas ... tudo através da leitura.Como ler pode ajudar no combate à essa doença?
Segue um trecho do email:

Alzheimer-Interessantíssimo



A cada 1 minuto de tristeza perdemos a oportunidade de sermos felizes por 60 segundos.

Sobre o Alzheimer - Roberto Goldkorn é psicólogo e escritor

Meu pai está com Alzheimer. Logo ele, que durante toda vida se dizia 'o Infalível'. Logo ele, que um dia, ao tentar me ensinar matemática, disse que as minhas orelhas eram tão grandes que batiam no teto.. Logo ele que repetiu, ao longo desses 54 anos de convivência, o nome do músculo do pescoço que aprendeu quando tinha treze anos e que nunca mais esqueceu: esternocleidomastóideo.
O diagnóstico médico ainda não é conclusivo, mas, para mim, basta saber que ele esquece o meu nome, mal anda, toma líquidos de canudinho, não consegue terminar uma frase, nem controla mais suas funções fisiológicas, e tem os famosos delírios paranóicos comuns nas demências tipo Alzheimer.
Aliás, fico até mais tranqüilo diante do 'eu não sei ao certo' dos médicos; prefiro isso ao 'estou absolutamente certo de que.....', frase que me dá arrepios.
E o que fazer... para evitarmos essas drogas?
Como?
Lendo muito, escrevendo, buscando a clareza das idéias, criando novos circuitos neurais que venham a substituir os afetados pela idade e pela vida 'bandida'.
Meu conselho: é para vocês não serem infalíveis como o meu pobre pai; não cheguem ao topo, nunca, pois dali só há um caminho: descer. Inventem novos desafios, façam palavras cruzadas, forcem a memória, não só com drogas (não nego a sua eficácia, principalmente as nootrópicas), mas correndo atrás dos vazios e lapsos.
Eu não sossego enquanto não lembro do nome de algum velho conhecido, ou de uma localidade onde estive há trinta anos.. Leiam e se empenhem em entender o que está escrito, e aprendam outra língua, mesmo aos sessenta anos.
Coloquem a palavra FELICIDADE no topo da sua lista de prioridades: 7 de cada 10 doentes nunca ligaram para essas 'bobagens' e viveram vidas
medíocres e infelizes - muitos nem mesmo tinham consciência disso.
Mantenha-se interessado no mundo, nas pessoas, no futuro. Invente novas receitas, experimente (não gosta de ir par a a cozinha? Hum...
Preocupante) . Lute, lute sempre, por uma causa, por um ideal, pela felicidade. Parodiando Maiakovski, que disse 'melhor morrer de vodca do que de tédio', eu digo: melhor morrer lutando o bom combate do que ter a personalidade roubada pelo Alzheimer.

Dicas para escapar do Alzheimer:

Uma descoberta dentro da Neurociência vem revelar que o cérebro mantém a capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão de suas conexões.

Os autores desta descoberta, Lawrence Katz e Manning Rubin (2000), revelam que NEURÓBICA, a 'aeróbica dos neurônios', é uma nova forma de exercício cerebral projetada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de atividades dos neurônios em seu cérebro. Cerca de 80% d o nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso: limitam o cérebro.

Para contrariar essa tendência, é necessário praticar exercícios 'cerebrais' que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando- se na tarefa. O desafio da NEURÓBICA é fazer tudo aquilo que contraria as rotinas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional.

Tente fazer um teste:

- use o relógio de pulso no braço direito;

- escove os dentes com a mão contrária da de costume;

- ande pela casa de trás para frente; (vi na China o pessoal treinando isso num parque);

- vista-se de olhos fechados;

- estimule o paladar, coma coisas diferentes; (conheço tanta gente que só quer comer a mesma coisa)

- veja fotos de cabeça para baixo;

- veja as horas num espelho;

- faça um novo caminho para ir ao trabalho.

A proposta é mudar o comportamento rotineiro!

Tente, faça alguma coisa diferente com seu outro lado e estimule o seu cérebro. Vale a pena tentar!


Esse ano estabeleci como meta ler o máximo de livros que eu pudesse , afinal , sempre gostei muito de ler e tinha deixado esse hábito de lado.Se eu for olhar o tempo , não iria ler nunca , afinal ando sempre muito ocupada, então resolvi que iria ler durante o telejornal e as novelas.Se já passo o dia às voltas pela Internet acompanhando as notícias , poderia chegar em casa e dedicar esse  tempo  à leitura .
Já consegui ler 2 livros em 4 meses ... é pouco ainda , pois quando sento para ler , minha vontade é devorá-lo em apenas 1 dia. Li A CABANA de William P. Young e agora por recomendação da Carol do BLOG DAS GURIAS , acabei de ler ontem A CIDADE DO SOL .Que livro ... vivi cada sofrimento e cada alegria do livro ... senti o gosto das comidas , pude ouvir nitidamente as pessoas falando naquele idioma , e via com clareza cada lugar citado.Confesso que quando terminei de ler , bateu um pouquinho de saudade de Laila jo ... confesso que fiquei até triste pois já estava me apegando aos personagens.
Recomendo esse livro , que talvez tenha sido o melhor que já li ...
Então é isso ...ler é uma ótima maneira de treinar a mente e espantar o temido Alemão ...

BOM FINAL DE SEMANA !!!

4 comentários:

  1. Olá vim retribuir o carinho comigo la no bloguito!
    Obrigada!
    Ja me espalhei por aqui tbém.

    Nossa esse post heim? que doença!

    E o post espera marido? KKK

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei a idéia do seu blog e virei seguidora!!!

    Faço um convite para conhecer meu blog e se gostar torna-se seguidora para trocarmos idéias com frequência.

    saudeedecoracao.blogspot.com

    bjs...até a próxima..tudo de bom!!

    ResponderExcluir
  3. oi meninas ... obrigado pela visita !!! Que bom que estão seguindo !!! bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Naty, adorei seu bloguinho!
    Eu devorei o livro A Cidade do Sol em quatro dias.
    Menina, também sou como você, sinto tudo e vejo tudo o que acontece no livro, até o sangue dos ferimentos são muito vivos pra mim.
    Uma viagem....

    Obrigada pela informação sobre o Alzheimer, é muito útil.

    beijossss

    ResponderExcluir

OBRIGADO POR COMENTAR ! SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PRA MIM !