quarta-feira, 4 de junho de 2014

Oque ter , antes de ter ...





Título estranho ...
Eu podia usar : Oque esperar , antes de esperar ...
Mas acho que já é nome de livro rs !
Não estou grávida , calma !
Mas esses dias troquei de médico Ginecologista . Estava com o mesmo por 9 anos , porém ele saiu do convênio e tive que mudar .
Marido gostava bastante do anterior e sabia que eu também gostava , e até sugeriu que eu ficasse com ele , mesmo que pagando consulta 1 x ao ano . Porém , já ter que  pagar 1 consulta seria desagradável tendo plano de saúde , imagina quando engravidar ... ter que fazer todo acompanhamento com ele , pagar todo mês ?
Aqui em minha cidade os médicos mesmo que do convênio ( mesmo que seu plano cubra obstetrícia ) não fazem mais o parto incluso. Cobram a taxa de presença entre R$ 1.000,00 e 2.500,00 . Inevitavelmente terei que gastar , ao menos que quando eu tiver filho , seja parto normal  e eu seja atendida na emergência pelo médico de plantão.
Enfim ...
Mudei de médico e conversamos sobre muitas coisas ...
Como esse ano, estou cheia de amigas  gravidinhas por perto , aproveitei e tirei algumas dúvidas .

Oque eu preciso pensar antes de engravidar ( se der tempo rs ) :

* Pelo menos 6 meses antes , faça seus exames ( e do marido se possível ) e veja se está tudo em dia .
Em geral exame de sangue, urina e os ginecológicos , a não ser que você tenha alguma doença específica. Eu tenho hipotireoidismo e cistos na tireóide , então estou sempre fazendo exames para acompanhamento da dosagem do medicamento e evolução dos cistos. Se quando eu engravidar estiver tudo bem , o remédio será mantido em sua dosagem.

* 3 meses antes comece a tomar o ácido fólico ( ou vitamina B9) , recomendado por seu médico. 
O ácido Fólico , é eficaz no tratamento de algumas anemias e previne anomalias no feto , ajudando no fechamento do tubo neural do bebê em formação. 
Muitas mães são pegas de surpresa , e apesar de tomar o ácido fólico durante a gravidez , o ideal é que tome antes da gestação.

* Ter uma alimentação saudável . A gestante pode e deve tomar o ácido fólico , mas também pode consumir alimentos que contenham o ácido : abacate , feijão , folhas verdes , cenoura , abóbora ...
Abacate é riquíssimo em ácido fólico e muita gente tem preconceito por achar que é o vilão das gorduras . Mas pouco adianta você evitar o abacate que é do bem se consumido moderadamente , e cair de cara no bacon !

* Ter uma atividade física. 
Além de regular o humor , manter o peso , fortalecer ... o exercício recomendado por seu médico , vai ajudar na retenção de líquidos  ( pra quem fica inchada ), e preparar o corpo para os meses finais da gestação . Tem gravidinha cansada aí ?

* Parar de fumar , de beber , de tomar refrigerante !
Eu não bebo , não fumo e não tomo mais refrigerante.Quando parei , pensei em mim ... mas hoje acho que foi a melhor coisa que fiz pra mim e para meu futuro.

* Verificar o cartão de vacinas e ver se elas estão em dia ! To perdida com isso ...
Eu tinha o cartão infantil . Minha mãe faleceu eu tinha 5 anos , não sei onde ele anda ... mas sei que tomei todas as vacinas .E tenho 2 cartões depois de adulta ... mas o médico reforçou que eu tome a vacina contra Rubéola e Tétano. Vou no Posto de saúde ver se é só isso que falta.

* Verificar se a pressão arterial está em dia .Controlar consumo do sal .

* Evitar frituras , excesso de doces , massas ...

* Eliminar uns quilos extras ( se possível ) . Acho que é válido já que engordamos um pouco durante a gravidez né ?

Enfim ...
Dei apenas uma pincelada ok ?
Não sou profissional do assunto , mas são coisas que leio e pergunto .

Vocês , mamães que estão lendo , fizeram alguma preparo desses ? Outro ? Me conta ...





3 comentários:

  1. É verdade, quanto melhor se preparar, melhor será aproveitada essa fase tão linda!

    bjus

    ResponderExcluir
  2. Ah amiga eu vi um depoimento recentemente de uma moça que engravidou mais ou menos com o peso que estou agora e ela teve uma série de complicações, inclusive pressão alta e pre-eclampsia, tudo por causa do peso. Fiquei morrendo de medo e como pretendo engravidar em 2016 já comecei a mudar. Muito importante o seu post! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Amiga, adoro esses assuntos rsrsrsrs, não entendo tudo, mas gosto de saber tudo, tudinho. Aprender nunca é demais né?! E logo eu que me imagino mãe desde quando me entendo por gente , é bom demais!

    Esses exames, consultas, vitaminas, é essencial, por nos ajuda a ser mamães saudáveis e já conseguimos detectar problemas e riscos futuros.

    Beijo , vamos falar mais sobre o assunto rsrsrs

    ResponderExcluir

OBRIGADO POR COMENTAR ! SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PRA MIM !